Turismo responsável em Moçambique

Turismo responsável em Moçambique

O que e’ um turismo responsável

O turismo responsável é a prática do turismo de acordo com os princípios da justiça social, respeito ao meio ambiente e as culturais locais. Ou seja, é praticar do turismo duma forma mais responsável, ou seja, prestando atenção aos danos que o nosso turismo pode causar à natureza e a população local, principalmente, tentando minimizar estas causas ao máximo.

Boas práticas do turismo responsável

Algumas das boas práticas do turismo responsável engloba: a recolha de lixo, contratacao dos

Claro que não se pode falar dum turismo responsável sem se tocar na palavra “meio ambiente”.

Sabemos que dentro do turismo existentes vários envolventes sendo normalmente; o hotel ou a acomodação, o dono do hotel, o visitante e os residentes locais.

Não é de interesse moral que as instâncias turísticas receberem turistas e não olharem para os locais, é essencial que os locais estejam engajados e que sejam beneficiários deste turismo.

Turismo responsável em Moçambique

Em Mocambique, o turismo responsavel é meramente visivel. Em muitas instancias turisticas, os residentes locais são empregados como preferência, a maioria dos complexos pequenos ou médios, são propriedades dos locais ou dos nacionais, o que mais uma vez traz benefícios econômicos locais.

Numa estatistica visual, e’ notavel que a maioria dos turistas nas acomodações de praias em Moçambique são estrangeiros de várias nacionalidades. Estes na sua maior, já vem com uma educação da necessidade de ser um turista responsável. Por outra parte, vê-se um desempenho pela parte dos proprietários, as comunidades locais em reforçar a ideia de ser um turista mais responsável. Vê-se os empresários dos complexos a ensinar grupo de crianças principalmente nos finais de semana, sobre varios aspectos, incluindo o de turismo responsavel. As comunidades locais empenham-se em recolher os resíduos deixados para trás ao longo da semana, e ve-se alguns turistas a juntar-se a estas actividades como “mais um algo a fazer durante as férias”. Esta iniciativa, e’ muito visível nas praias do Tofo na província de Inhambane aqui em Moçambique.

Iniciativas para um turismo responsável em Moçambique

Contudo, ha muito que se deve fazer para efetivamente fazer-se um turismo responsável. As instituições do meio ambiente, devem se engajar em criar e facilitar actividades e iniciativas locais que encorajam o envolvimento de todos para a causa. Precisa-se por outra via, que se invistam ou que se disponibiliza-se fundos as instituicoes privadas, como radios, websites, e social-media para difusão de actividades ou propagandas de conservação do meio ambiente. Um website como a www.tobizi.com, poderá servir de um veículo para difusão da causa, dado a sua abrangencia, não sou a nível local mas internacional. Por outro lado, fazer outsource dos serviços locais, não importa serviços minúsculas que podem ser feitos pela comunidade local. Treinar e motivar a população para tornar-se em trabalhadores ou mesmo vendedores de serviços, etc. E quanto ao que diz respeito a comercialização, e’ necessario criarem-se lojas locais, dirigidos por locais para venda de soveneiours locais. Por tanto, a inclusão do individuo local em toda estratégia e indispensável.

Autor: Sergio Cesar

Tags:

Post Discussion

Be the first to comment “Turismo responsável em Moçambique”

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.