• 0

Sugestão para ensino de educação pessoal, social e saúde as crianças de 7 anos em diante em Moçambique

Sugestão para ensino de educação pessoal, social e saúde as crianças de 7 anos em diante em Moçambique

Se a memoria nao me trai, tive o estudo de educação sexual na escola Secundária Samora Machel na Beira na Sétima ou Oitava class. O foco do estudo foi de demonstração das partes do corpo humano. Claro que eu já tinha por ai 13 ou 14 anos, basicamente já sabia um pouco da matéria tendo aprendido momentos antes na vida alheia, como toda criança da minha idade em Moçambique.

Como referi acima, eu ja tinha conhecimento de muitas coisas e mais outras que não aprendi na escola. Entao, a minha sugestão para o ministerio de educacao e saude, era de introducao deste tema, um pouco mais para as escolas primárias e reforçados na escola secundária.

O meu argumento a favor de começar nas escolas primárias pelo menos na Quinta-Classe, e’ que após vários estudos na matéria realizados na europa e principalmente na Grã-Bretanha e que o mesmo revelou que crianças beneficiarão caso a matéria fosse exposta muito antes dado amplo acesso a internet e aos mobile phones que as crianças hoje tem. Sem aprofundamentos, o estudo revelou que o maior temor e’ o perigo de uma criança encontrar algo e fazer investigação pessoalmente sem acompanhamento de um adulto.

Na Inglaterra, os tópicos que serão ensinados as crianças de 7 anos com consentimentos dos pais, claro, sao os seguintes:

  • eu mesmo e ou outros – concentra nas diferenças e similaridades
  • respeito e uma relação carinhosa – concentra nas famílias, amizades
  • auto-estima e assertividade – como gerenciar emocoes e resolver conflictos
  • Domar decisoes – para manter seguro
  • bem estar emocional
  • mudanças – consciência sobre as mudanças do corpo e sua higiene.
Spread the love
Tags:

Post Discussion

Be the first to comment “Sugestão para ensino de educação pessoal, social e saúde as crianças de 7 anos em diante em Moçambique”