Será que é seguro viajar a Moçambique?

Será que é seguro viajar a Moçambique?

Claro que sim. Muitos de nos já em alguma altura recebemos uma mensagem ou telefonema a perguntar se Moçambique e seguro viajar para Moçambique por causa da guerra.

Vou tentar esclarecer, começando por dizer que não há guerra em Moçambique, ou melhor, neste momento que escrevo este artigo, afirmo que não há guerra em todo Moçambique mas existe guerra no norte de Moçambique. A confusão que muitos tem e de identificar a composição de Moçambique, não saber que Moçambique se subdivide em regiões Norte, Sul e Centro, e que estas zonas tem por sua vez 11 províncias, e a guerra neste preciso momento esta decorrendo em certas zonas da província de Cabo Delgado, precisamente nos distritos de Pemba.

Imagine um Pais como Reino Unido da Grã-Bretanha, ela tem varias divisões, mas consideremos as divisões como as do sul centro e norte, e suponhamos que o fogo esta acontecer na Escócia não precisamente em Londres, Birmingham ou qualquer outra cidade. Então, é um exagero dizer-se que Inglaterra esta em guerra só porque existe uma guerra na Escócia. Começo a pensar que esta e uma estratégia de amedrontar as pessoas, e os que espalham esta informação nesta virtude, são indivíduos e instituecoes com segunda agenda. Moçambique como países esta abençoado de vários recursos naturais, e é um ponto estratégico para comércio no sul da África, ligando vários países daquela região. Então, não deveria ser surpresa para ti em perguntares porque é que existe grandes interesses em tais acoes militares serem intensificadas. Portanto, há quem diz que não se pode deixar aquele pais desenvolver, é um perigo para certas partes do mundo. Veja o mapa cortesia da SWP em anexo e faca as suas leituras.

Deixando a politica para os políticos, queria lhe garantir que o turismo principalmente la para as zonas do sul e alguma parte do centro mesmo la pelo norte, esta ocorrer normalmente, então pode la ir sem problemas. Contudo, evite navegar pelos distritos da província de Cabo Delgado.

Tags:, ,