Instrumentos de musica mocambicana

Instrumentos de musica mocambicana

Instrumentos de Música Mocambicana Pouco de fala sobre instrumentos musicais mocambicanos. Os instrumentos musicais nas fachadas mocambicanas ainda fazem grande parte das suas cerimonias, estes instrumentos sao infaliveis e muito usados nas cerimonias tradicioanis. Alguns destes instrumentos sao iguais ou similares, mas podem ter nomes diferentes em cada provincia distrito ou comunidade. Mocambicanos criaram estes instrumentos musicais e que ao longo do tempo foram extensamente replicados e utilizados pelo resto do mundo. Estes instrumentos musicais foram usadas e passados de geracao para geracao.

Encontre algumas actividades em mocambique aqui na tobizi.com e teras sorte de encontrar um evento onde os instrumentos sao tocados pelos propios. Nestes eventos, desfrute da originalidade do som, do bater ou tocar e claro, da musica em si.

Veja a obra do Julio Silva “Instrumentos Musicais Tradicionais de Mocambique”.

Encontre a lista de alguns dos instrumentos musicais mocambicanos.

 

pankw

Pankwé é um instrumento da classe dos cordófonos, o som é produzido, dedilhando as várias cordas que possui, com apoio de uma caixa de ressonância, feita de cabaça. Coloca-se um fio de arame contínuo sobre uma tábua de madeira, uma das extremidades dessa, penetra numa cabaça ou então as duas extremidades são colocadas sobre duas cabaças, ficando assim o Pankwé com duas caixas de ressonância. Muito utilizado nas três províncias do Norte de Moçambique e Norte da província Central da Zambézia.

 

 

bendi

 

 

Bendi ou Babiton é um instrumento cordófono, em que o som é produzido através do dedilhar de uma corda é composto de um tambor de madeira forrado num dos lados com uma membrana de pele de animal. Para tocar, coloca se a varra sobre o tambor de modo a esticar a corda, que ao ser dedilhado, produz sons fortes e baixos. O tambor serve de caixa de ressonância. Existe em muitos distritos de Tete.

 

chitende

Chitende é um instrumento cordófono do tipo arco musical, possui uma caixa de ressonância, é composta por uma cabaça, com abertura virada para o exterior. Para tocar, o músico pega no instrumento, encostando a abertura da cabaça ao peito, num movimento de vaivém, ao mesmo tempo que com os dedos de uma das mãos faz pressão sobre o fio e com a outra, segura uma palheta que serve para peculiar o arame. É bastante usado na região Sul do Save e no Centro em Sofala (Búzio).

 

 

chivocovoco Chivoconvoco é um instrumento cordófono, pertencente ao grupo dos arcos musicais, constituído por um arco de madeira e uma corda, o pau do arco atravessa uma cabaça ou casca de coco, cuja abertura é tapada por uma membrana feita de pele de animal. O fio que une as pontas do arco passa por cima da cabaça, que serve de caixa de ressonância. Numa das mãos, o tocador segura um pau afiado, com que bate na corda. É abundante nas províncias de Maputo e Gaza.

Tags:, , , ,

Post Discussion

Be the first to comment “Instrumentos de musica mocambicana”